sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A VOLTA DA MESA DE NATAL EM PORTUGAL - Texto de Dulce Rodrigues

 
A VOLTA DA MESA DE NATAL EM PORTUGAL - Texto de Dulce Rodrigues
 
Embora o Natal seja hoje celebrado em todo o mundo, as suas tradições variam de país para país, de religião para religião, conforme os usos e costumes. Para os Cristãos, o Natal significa o nascimento do Menino Jesus, mas quer para eles ou para os outros, esta quadra do ano proporciona a reunião com familiares e amigos à volta da mesa de Natal, partilhando alegremente uma refeição.
 
A gastronomia, que igualmente faz parte da cultura de um povo, não podia deixar de ter as suas tradições natalícias e, tanto os ricos como os pobres, tanto os que vivem nas cidades como os que vivem no campo, todos apreciam uma gastronomia especial nesta quadra do ano.
 
Em Portugal, obviamente que não se podia fugir a esta magia e seguem-se as tradições natalícias herdadas dos nossos antepassados, embora essas tradições por vezes tenham particularidades próprias a cada região do país.
 
A Consoada da nossa belíssima Costa Verde, a região de Entre Douro e Minho, sem dúvida que é, contudo, a mais expressiva de todas as refeições do Natal português: bacalhau da Consoada, polvo guisado, bolinhos de bacalhau que são uma delícia acompanhados de esparregado de nabiças, sem falar na profusão de bolos, doces e fritos, tais como aletria doce, mexidos de Natal, sopa dourada, bolinhos de jerimu, sonhos, filhoses, rabanadas... E, não esqueçamos, o vinho quente.
 
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário