domingo, 16 de dezembro de 2012

Lendas da Infância - CONTO POR JOSÉ GERALDO MARTINEZ

 
Lendas da Infância - CONTO POR JOSÉ GERALDO MARTINEZ
 
Um dia me contaram uma lenda.
 Existem nas matas , a Caipora, meio gente e meio bicho , com os pés ao contrário . Adora fumar .
 Só permite que alguém entre mata à dentro se, antes ,colocar fumo ou cigarro no pé de qualquer árvore .
 
Aquilo de certa forma me causou expectativa , mesmo porque, papai havia me convidado para pescar e justamente num córrego margeado por pequena mata. Chegado o dia , preparei toda tralha de pesca: anzóis, iscas , varinhas, picuá , lanches e guloseimas...
 Não podia me esquecer do cigarro da Caipora .
 Fui correndo comprar .
 
Para me garantir , comprei logo cinco maços de cigarros e um pedaço de fumo .
 Seguimos pela manhã que se abria quente , ensolarada e de poucas nuvens .
 Conosco levamos um amigo , «Girico», este apelido lhe foi dado por seu tamanho . Era franzino , miúdo , a ponto de mostrar as costelas todas . «Girico» é o nome dado ao jegue tão usado e querido pelos nortistas !
 
Ele era pequeno porém, forte .Garoto astuto e destemido, criado a vida toda no mato, nas fazendas da região, até que seu pai acometido de séria doença teve que abandonar a vida no campo e voltar para cidade. Chegamos finalmente . Logo de cara , Girico fisgou um piau, peixe típico da região e com ele fazia festa , como se desafiando a mim e meu pai . Engraçado que seguidamente ,Girico fisgava algum peixe , enquanto a gente já desanimava de molhar as minhocas . E a cada fisgada , a mesma festa . Lembrei-me finalmente da Caipora , depois de escutar um assobio vindo da mata .
 
Nem perguntei ao meu pai o que seria . Fui logo correndo ao pé de uma velha figueira e lá colocando todos os maços de cigarro , inclusive o pedaço de fumo .Vai se a tal Caipora era do tempo do meu avô ? Passamos o dia alí pescando , brincando e nos banhando nas águas do rio Baguaçu , no oeste paulista .
 
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário