domingo, 30 de dezembro de 2012

Sobre a necessidade da crítica na internet - Por Daniel Teixeira

 
Sobre a necessidade da crítica na internet - Por Daniel Teixeira
 
Temos, como todos sabem, um jornal na Internet e conhecemos ao longo dos anos os mais diversos trabalhos das mais diversas fontes e formas literárias ou alegadamente literárias, assim como conhecemos trabalhos gráficos, fotografia, pintura, desenho e tudo mais que possa eventualmente ser transmitido na forma mais corrente da Net que é a visual.

Sobre rádios e música também temos alguma experiência, temos uma rádio e fazemos os possíveis por acompanhar esse mundo que mais ou menos deturpado nas exigências qualitativas é um mundo um pouco aparte deste contexto de que vamos falar.

Na música, ou na fonografia, e mesmo em vídeos, impera aquilo que o grande mercado compra, o mercado de massa, geral, onde a fusão entre a qualidade e o destaque nem sempre tem lugar, aliás, poucas vezes tem lugar.

O mundo da literatura e da poesia e de outro tipo de trabalhos chamados vulgarmente de amadores, feito por pessoas dedicadas, na sua grande parte, vive ou sobrevive num mercado restrito ou mais restrito, pautado pela amizade ou pelo troco entre si de obras, de uma forma global.

Mesmo aí, entre os amigos e amigos de amigos há sempre o freio financeiro a forçar a escolha daquilo que se compra ou troca. A apreciação, o apoio expresso ou implícito no entanto não tem este problema das dificuldades financeiras e é relativamente fácil dizer que se gosta do trabalho de fulano ou de beltrano.

Ora a Internet, como todos sabemos, é um meio anónimo por excelência, e quando falo em anónimo quero referir que esse anonimato mesmo que não seja global, acaba por permitir ou favorecer o elogio que aqui pode ser chamado sem consequências.

Ora uma crítica negativa e uma crítica positiva, e teremos de ver até que ponto existe crítica quando se faz sobretudo a última, a positiva, é sempre necessária e útil até por razões que não sendo eminentemente didácticas podem vir a adquirir essa função tudo dependendo do grau de aceitação ou negação do criticado.
 
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário