sábado, 29 de dezembro de 2012

Poesia de Irene Fernandes Abreu - (Macau) - Saudade... o que será?; Inquietude; Olhando o Passado...

 
Poesia de Irene Fernandes Abreu - (Macau) - Saudade... o que será?; Inquietude; Olhando o Passado... 
 
 
 
 Saudade... o que será?
 
 Saudade...
 O que será? não sei e... procurei sabê-lo,
 em dicionários antigos e poeirentos.
 e até noutros livros,
 onde não achei o sentido desta doce palavra,
 de perfis ambíguos.

 Oiça, vizinho,
sabe o significado,
desta palavra branca,
que se evade como um peixe?

 
Inquietude
 
 Coloquei toda a minha alma numa canção
 que cantei para os homens,
 e os homens riram!

 Tomei o meu alaúde, fui sentar-me no topo
 de uma montanha e cantei para os
 deuses a canção que os homens
 não tinham entendido.

 O sol baixava.
 E, ao ritmo da minha canção, os Deuses
 dançaram nas nuvens encarnadas
 que flutuavam no céu».

Li Po (712-770) - (poeta chinês)
 
Olhando o Passado...
 
 Olhando para o passado encontrei
 sentimentos misturados.

 Saudade, amizade, paixão,
 carinho, amor, ternura.
 Vazios de alguns dias, plenitude de outros.

 Lembrei-me de conversas tolas,
dos sorrisos cúmplices, do acto de compartilhar.
 Dos amigos, da família, dos locais da minha infância…

Tentei sorrir como noutros dias,
 mas não consegui parar de pensar,
 no que hoje sou, no que me tornei...
 das lutas, alegrias, desgostos,
E, porque estou tão longe de tudo o que amei?

 
 
Leia o texto completo a partir de 31/12/2012 carregando aqui.
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário