domingo, 30 de dezembro de 2012

Jornal Raizonline nº 203 de 31 de Dezembro de 2012 - COLUNA UM - Daniel Teixeira - As minhas memórias mais próximas (XXIV) - Menos um ano e mais um ano

 
Jornal Raizonline nº 203 de 31 de Dezembro de 2012 - COLUNA UM - Daniel Teixeira - As minhas memórias mais próximas (XXIV) - Menos um ano e mais um ano
 
Para os jovens que querem crescer depressa é menos um ano que faltará para que essa idade ideal tenha lugar, independentemente dos aniversários, para aqueles que já ultrapassaram essa fase e se encontram na chamada contagem decrescente é mais um ano, há é que tirar desse ano todas as vantagens que a passagem do tempo traz.

Mais experiência, sobretudo, costuma usar-se muito este termo, numa sociedade que infelizmente não valoriza suficientemente a experiência, mas ao menos aqueles que a vão adquirindo em maior quantidade e qualidade sabem que este argumento os satisfaz plenamente.

A utilização da experiência própria dá-nos a possibilidade de encarar como correntes algumas coisas que espantam outros menos experientes. O nosso «computador» pessoal tem em arquivo dezenas senão centenas de situações equiparáveis ou mesmo iguais àquelas que se vão passando no dia a dia.

Por isso, aqueles que contam com a experiência como aptidão não negligenciável, têm uma couraça mental (por vezes falha a couraça física, mas não se pode ter tudo) à prova de bala.

Alguns filósofos poderiam interpretar esta afirmação como sendo uma forma delicada de se ser inconsciente para além da consciência, mas tudo aquilo que está interiorizado dá a possibilidade de se ter esse luxo: ser aparentemente inconsciente quando de facto se está a ser super-consciente. (Não quis usar o termo «ultra»).

Esta sensação da relatividade das coisas afina-se com o tempo e agora quando foi a história do fim do mundo, calendarizado pelos Maias, salvo erro, isso entrou por um ouvido e saiu pelo outro. No entanto lembro-me que quando era criança apareciam de quando em vez alguns mais velhos tentando desestabilizar a nossa inocência de crianças com essa história do fim do mundo.
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário