sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Tradições do Dia de Reis em Portugal e Brasil - Cantar as Janeiras - Folia de Reis - Por Arlete Piedade

 
Tradições do Dia de Reis em Portugal e Brasil - Cantar as Janeiras - Folia de Reis - Por Arlete Piedade

Cantar as Janeiras
 
Antigamente era hábito as pessoas cantarem as Janeiras de porta em porta. Em bonitos versos alusivos à quadra, os grupos de janeireiros percorriam as vilas e as aldeias entoando cânticos de cariz popular e religioso.
Em troca, o dono da casa abria a porta com extrema generosidade e oferecia produtos caseiros que eram partilhados por todo o grupo, que também, podiam ser as sobras da festa de natal. Hoje é mais uma tradição que se tenta preservar, através de grupos de folclore, associações recreativas, escolas e igrejas.
 
A origem desta tradição baseia-se em costumes pagãos, como muitas outras tradições cristãs. Entre os deuses da mitologia dos Romanos, contava-se Janus, que significa deus das portas, das passagens, que as fechava e abria no regresso. E é do seu nome que deriva o denominação do primeiro mês do ano, Janeiro. Daí então a tradição de cantar as Janeiras, ou seja desejar Boas Entradas, Bom Ano, como os romanos faziam ao iniciarem mais um ano saudando-se em nome de Janus, o porteiro celestial.

Sobretudo nas aldeias do Norte de Portugal, pequenos grupos de crianças começam logo a seguir ao Natal a cantar as Janeiras, continuando a fazê-lo até ao dia de Reis. Misturam letras e músicas, mais ou menos antigas, com canções veiculadas pela televisão. Todavia estas cantigas têm ainda um cunho de originalidade e lembram as Janeiras de tempos passados que, à semelhança de outros acontecimentos do calendário, litúrgico ou não, eram esperados ansiosamente e cujas celebrações ajudavam a quebrar a rotina.
 
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário