quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Amores de Liceu! - Texto de Lina Vedes

 
Amores de Liceu! - Texto de Lina Vedes
 
Agosto de 1952…manhã extremamente quente!
 Imensa gente, adultos e crianças, no hall de entrada do Liceu de Faro esperando vaga para terem acesso à secretaria.

São os novos alunos, os caloiros que vão encetar o seu percurso liceal. Tinham feito exame de admissão, procediam agora à matrícula.
 Encarregados de educação vaidosos, cheios de esperança, acreditavam que a vida dos filhos seria risonha. Era um passo para o futuro, era a ambição de uma vida melhor!

Alguém sai da secretaria dando a vez a outros e informa:
 - O chefe, o senhor Lino, diz que este ano o número de matriculas femininas já excedeu, em muito, as do ano passado. Cada vez mais mulheres querem estudar!

Na secretaria todos transpiram – os que aguardam o atendimento e os funcionários, no lado de lá do balcão, na azáfama do trabalho.
 A um canto, um rapazito franzino, envergonhado, espera ser atendido mas os funcionários passam por ele e não o vêem…

De novo a porta de acesso à secretaria abre dando passagem a uma nova aluna acompanhada pelo pai e pela mãe. Chegam junto do balcão e pouco depois são atendidos.
 O rapazito olha a menina, de soslaio, acha-a maravilhosa! Continua a olhar, com o rabo do olho a observá-la, concluindo que os padrões de vida são bem diferentes dos seus…

Instintivamente ela repara nele e os olhares cruzam-se. Ele, rapidamente desvia o olhar mas ela encara-o persistente, fixa-o bem numa análise profunda.
 Pai – diz ela – dá-me a caneta de tinta permanente. Este menino precisa de ajuda.
 Pouco depois, com tudo preenchido o rapazito agradece.

- Sérgio, tens de levar à tua casa, tudo isto, para o teu pai assinar. Amanhã voltas e entregas a este senhor da secretaria que é meu amigo. O teu pai tem que declarar quanto ganha para poderes usufruir de isenção de propinas. Desejo-te felicidades.

Margarida e ele olham-se de novo, com amizade, um olhar cheio de brilho, ternura e entusiasmo.
 Ela volta a vê-lo, dias depois, na sessão solene da abertura das aulas, passou entre muitos!
 
 
 
 
 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário