domingo, 13 de janeiro de 2013

Gibis e literatura. Nerd eu? Longe disso... - Texto de Tino Cabralia

 
Gibis e literatura. Nerd eu? Longe disso...  - Texto de Tino Cabralia
 
Minha relação com os quadrinhos vem dos confins da infância. Era um menino sozinho mas muito curioso com uma irmã cinco anos mais velha com uma prateleira cheia de Mônicas, Cebolinhas, Bolinhas, Brotoejas e Luluzinhas.
 
Depois numa mudança da minha prima Dulcinha herdei uma série de Zé Cariocas, Pato Donalds dentre os primeiros números de tais coleções (inclusive). Coleção essa que foi roída por traças urgh!
Teve também aquelas férias em Araruama que comprei «Lulu e Bolinha nas férias» e viajei por Paris e Nova Iorque numa rede da varanda da casa do Tio Joel .
 
Mas a febre começou mesmo com a Tia Guiomar que me deu o primeiro Tintim e depois o primeiro Asterix e a paixão não teve mais fim. Tenho a coleção completa dos dois até hoje. A adolescência chegou e com ela muitos Mads, «Animal», Chicletes com banana, Rebordosas, Luke Lukes e Cia ltda (guardo todos com muito zelo no meu escritório).
Necessário frisar que nunca gostei de Batmans, Robins e Super-homens e outros heróis mascarados. Necessário frisar número dois que entendo os quadrinhos como literatura e não vou ficar falando aqui «graphic novels», porque isso é uma «frescura du caralho» com o perdão da expressão. E é  «quadrinhos» mesmo, GIBI, estórias em quadrinhos e tenho dito. Sou nerd? Longe, muito longe disso....
 
Gostaria de frisar número 3 que os quadrinhos quando bem feitos nos remetem a uma outra dimensão da literatura. Temos uma imagem mais nítida da própria imagem que o autor tenta nos passar; uma imagem mais próxima da imaginação do autor/escritor.
Porém ao contrário do cinema essa imagem não esgota tanto a nossa própria imaginação, não satura o nosso cérebro. O desenho por mais realista que seja não esgota a imagem em si. E uma sobreposição de imagens do autor com as nossas loucuras imagéticas que criamos no ato da leitura. Em resumo: um barato sem necessidade de qualquer ácido.
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário