quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Dica de Saúde para os Diabéticos - Por Dulce Rodrigues

 
Dica de Saúde para os Diabéticos - Por Dulce Rodrigues
 
A diabetes* é uma doença devida ao mau funcionamento dos mecanismos que regulam a glicemia, ou seja a concentração de glicose no sangue.
 
Pode ter várias causas – genéticas ou devidas a uma má higiene alimentar, de vida em geral. Em qualquer dos casos, verifica-se uma elevada concentração de açúcar no sangue, quer porque o pâncreas não produz insulina suficiente, quer porque as células não reagem à insulina produzida.
 
Como todos sabemos, os diabéticos não devem consumir doces, entre eles açúcar. Mas nem todas as pessoas gostam de beber o café e o chá sem o adoçar. E mesmo quem os bebe sem açúcar, como é o meu caso, de vez em quando gosta da sensação agradável que proporcionam as coisas doces.
 
Embora não sendo diabética, felizmente, tenho no meu círculo de amigos e conhecidos algumas pessoas que sofrem desta doença. Por outro lado, como muitos de vós sabeis, uma das minhas paixões e passatempos são as plantas, e tenho vindo a escrever alguns artigos sobre as plantas da saúde.
 
Nas minhas pesquisas, deparei-me com uma bonita planta que todos podemos cultivar – mesmo que não tenhamos jardim. Trata-se da estévia. Uma planta da mesma família dos girassóis, ásteres, malmequeres, crisântemos e tantas outras flores conhecidas como «compostas» ou «asteráceas». A título de curiosidade, a tão comum alface das nossas saladas também pertence à mesma família...
 
 
 Leia o texto completo a partir de 28/01/2013 carregando aqui.
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário