sábado, 12 de janeiro de 2013

A erva macaca - Crónica: Por Leocardo - Blogue Bairro do Oriente

 
A erva macaca - Crónica: Por Leocardo - Blogue Bairro do Oriente
 
 
Quando voltei ontem do almoço fui cumprimentar uma colega e amiga, que tinha acabado de voltar das compras. Uma dessas compras chamou-me a atenção: um medicamento da conhecida marca Eu Yan Sang (desde 1879), famosa por vender produtos naturais da «ervanária» chinesa.
 
O medicamento em questão tinha um nome em inglês deveras curioso: «Monkey Bezoar Powder» (猴棗末), que ao contrário do que o nome indica, não é feito com ossos de macaco ou algo que se pareça (não seria uma grande surpresa, contudo).
 
Trata-se de uma planta da família do jujubá, a Calculus Macacus Mulattae, completamente desconhecida entre nós. As propriedades expectorantes desta «planta macaca» são conhecidas entre os chineses, e é utilizada sobretudo no tratamento da bronquite e no alívio da fleuma provocada pela gripe.
 
A planta entra em 100% da composição do medicamento, que vem numa pequena cápsula cónica dentro de uma caixa e deve ser tomada diluída em água morna. Uma dose individual custa 200 patacas. Repito: 200 (duzentas) patacas por uma dose deste medicamento natural. Deve ser tiro e queda na eliminação da escarreta.

A minha colega tem uma filha de dois anos de idade, e este medicamento é destinado à pequena, e não à mãe. Outras mães chinesas (as que podem) compram este produto, que supostamente «limpa» os brônquios das suas crias, tornando-se uma alternativa mais rápida e prática do que os xaropes convencionais ou as sessões de vapores medicados – se resultar.
 
O clima em Macau é problemático para as crianças pequenas: húmido e quente no Verão, frio e seco no Inverno, propenso a viroses. Os hospitais apinham-se de bebés engripados e febris, e as idas às urgências chegam a ser frequentes até aos 3 ou 4 anos de idade, mesmo entre as crianças mais saudáveis e robustas.
 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário