sábado, 26 de janeiro de 2013

Ritos de Iniciação ou de Passagem existentes em Moçambique - Por Julio Silva (Etnomusicólogo do espaço moçambicano)

 
Ritos de Iniciação ou de Passagem existentes em Moçambique - Por Julio Silva (Etnomusicólogo do espaço moçambicano)
 
Os ritos de iniciação nas zonas rurais , são determinados por cerimónias especiais que determinam a aceitação na sociedade rural. Estes ritos são estruturados por um simbolismo forte por todo o mundo rural , que fornece imediatamente a sua legitimidade .
 
Em várias partes de Moçambique ( províncias , distritos e localidades ) existem cerimónias que são muito semelhantes em vários locais, mas com procedimentos distintos variando as suas culturas locais. Temos no mundo rural cerimónias completamente diferentes e interessantes no seu contexto cultural e até em algumas localidades podemos encontrar cerimónias secretas, longe do olhar de estranhos. De uma forma geral os ritos tem como base os seguinte procedimentos:
 
- A primeira cerimónia está ligada ao nascimento, onde é enterrado o cordão umbilical , momento em que os pais apresentam a criança aos seus antepassados directos para serem reconhecidos como parte da linha dos seus ancestrais, onde o nome escolhido será prenunciado de forma solene. Os curandeiros nas zonas rurais , são uma parte importante nestas cerimónias.
 
- A segunda cerimónia , que são os ritos de iniciação , é feita após o rapaz ou rapariga se tornarem aptos para a procriação. Este Rito tem como regra fundamental , o juramento de manter em segredo toda a aprendizagem. Existe como base nesta cerimónia o ensino da obediência cega aos adultos e o não questionamento das imposições dos mais velhos. As danças , os cantos e as musicas tradicionais são uma obrigação permanente durante todo o tempo em que a cerimónia é realizada.
 
«Em relação às mulheres», acontece no momento do surgimento da primeira menstruação, momento em que a rapariga começa a tornar-se apta para a procriação e desta forma o primeiro passo de preparação para o casamento.
 
Em alguns distritos o som dos tambores é que anuncia o surgimento da primeira menstruação, sendo motivo de festa que se pode prolongar durante vários dias.
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário