sábado, 19 de janeiro de 2013

CORONEL FABRICIANO - 202 - As galinhas - BENEDITO FRANCO

 
CORONEL FABRICIANO - 202 - As galinhas - BENEDITO FRANCO
 
Um absurdo o que algumas prefeituras gastam em propagandas nas TVs, e suas cidades com problemas insanáveis!! Com todo tipo de problemas sem solução, Belo Horizonte esbanja dinheiro em horários nobres – o povo deveria tirar esses prefeitos irresponsáveis!! Se sua cidade faz propaganda enganosa... Reclame!! E seu dinheiro que está sendo gasto!

Tatiana deixou o Luis Filipe, quatro anos, meu neto, lanchando na sala e foi para o quarto. Daí a pouco, chegou ele resmungando:
- Mãe, num quero mais cumê biscoito de cocô, não!
- Que isso, Luis Filipe...
- ... num quero mais biscoito de cocô...
Ele foi à sala, veio com o pacote de biscoito, e mostra para a mãe:
- Aqui... tá iscrito: biscoito de cocô.
- Não é biscoito de cocô não, Luis Filipe, é biscoito de coco!
 
As galinhas são mamães carinhosas e destemidas – é a conclusão que cheguei, após passar alguns dias na fazenda de um amigo, o Tião, no sul de Minas, município de Estrela Dalva. Decepcionei-me um pouco com as mães vacas – talvez por se separarem logo dos bezerrinhos... e de poucos contatos posteriores: alguns minutos depois de cada ordenha.
 
Havia pelo menos dez galinhas com pintainhos, soltas e à vontade no terreiro, no quintal e até mesmo no curral ou no pasto, onde encontram restos de rações distribuídas às vacas e bezerros. Algumas com um, outras com dois, ou três, e até mesmo com seis ou oito pintainhos. Uma delas chamava a atenção, pois seguia, e era seguida, por seis patinhos. Diante de minha admiração, o Tião disse que seguira o exemplo da mãe - gostava ela de colocar os ovos das patas para as galinhas chocarem.
 
Interessante o Tião contar a adaptação da galinha aos hábitos dos patinhos. No segundo dia após o nascimento, houve uma tremenda chuva... e um tremendo susto para a mamãe galinha, pois os patinhos aproveitavam a água da chuva e as pequenas poças d’água para se esbaldarem, dando as primeiras pedaladas – ou braçadas? Não se importavam com o chamamento desesperado da nervosa mamãe de primeira viagem.
 
Outro susto da mamãe, foi quando os patinhos, perto do curral, encontraram um pequeno lago e foram logo adentrando para o meio do apavorante achado. Mais calma, agora ela leva os pimpolhos para o lago e descansa debaixo do bambual ao lado, mas cacarejando constantemente para lhes dizer que está de olho!
 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário