sábado, 12 de janeiro de 2013

JORGE DE SENA - Por Liliana Josué

 
JORGE DE SENA - Por Liliana Josué
 
BIOGRAFIA DE JORGE DE SENA
 
Jorge de Sena nasceu em Lisboa a 2 de Novembro de 1919 e faleceu a 4 de Junho, em Santa Bárbara - Califórnia no ano de 1978.
 Filho de Augusto Raposo Sena, natural dos Açores , tendo como profissão comandante da marinha mercante, e de Maria da Luz Grilo, dona de casa, natural da Covilhã.
 
Foi um filho tardio deste casal e, segundo consta, terá tido uma infância e adolescência pouco felizes, devido ao pesadelo da Guerra Civil de Espanha que viu de perto, e pela austeridade de seus pais pertencentes à alta burguesia, ou mesmo aristocracia, os quais pretendiam delinear-lhe a vida a seu modo.
 
O pai era um homem marcada pelo rigidez militar e a mãe pertencia a uma «casta» de grandes comerciantes.
 
O escritor iniciou os seus estudos secundários no extinto Colégio Vasco da Gama e terminou-os no Liceu Luís de Camões, tendo sido aluno de Rómulo de Carvalho (o grande poeta António Gedeão), na disciplina de Físico-Química. Ingressou na Escola Naval com excelente aproveitamento, mas formou-se em Engenharia Civil no ano de 1944, contra a vontade dos progenitores mas compensado pela a ajuda de dois grandes amigos: Ruy Simati e José Blanc.
 
Ao realizar a primeira viagem de navio a sua paixão pela descoberta de novos mundos nunca mais o largou. Em 1949 casou com Mércia de Freitas Leça com quem teve nove filhos. Ambos tinham uma visão nada tradicionalista nem conservadora em relação ao casamento, e que talvez ainda hoje continue a não ser bem aceite. Quanto a eles este acto não deveria ser uma privação de liberdade, mas a continuidade da mesma.
 
Em 1959 foi exilado para o Brasil devido à sua participação abortada dum golpe de estado. Aí exerceu a profissão de Catedrático de Teoria da Literatura Portuguesa na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, em S. Paulo, até 1965.
 
A partir de certa altura o regime político brasileiro deixou de o favorecer, e nesse mesmo ano (1965) partiu para os EUA onde exerceu vários cargos de relevo a nível cultural e onde acabou os seus dias.
 
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário