sábado, 26 de janeiro de 2013

Poemas de Ilona Bastos - Chorarei; Aos caracóis; Noctívaga

 
Poemas de Ilona Bastos - Chorarei; Aos caracóis; Noctívaga
 
 
 Chorarei
 

 Digo-te como me sinto -
à beira das lágrimas.
 Prestes a iniciar um choro
 Que não cessará, nunca mais.
 
Vou esquecer os lábios
 E o sorriso, que não é meu.
 Vou ignorar as maçãs
 Do rosto, que abandonei.
 Vou franzir o sobrolho -
Tudo o que de mim controlo.
 
Vou semicerrar os olhos
E entregar-me ao pranto,
 Como a um rio caudaloso,
 Que nasce de fonte recôndita,
 Nas entranhas do coração
Apertado, e pelas veias se expande,
Subindo, descendo, vertendo
 Do lago do meu olhar.
 
Aos caracóis
 
 
 é preciso que se entenda:
 O meu cabelo é aos caracóis!
 Por isso não posso ser prática -
Linear, avançada, organizada!
 
é necessário que se compreenda:
 Quando entregue a si mesmo,
O meu cabelo rebela-se e revira-se,
 Indiferente a modas e convenções,
 E se tentam impor-lhe ordem,
 Ergue-se, pujante, resoluto,
 Ostentando um volume grandioso
 Que esvoaça ao vento e resiste à chuva.
 
Noctívaga
 
 
 Desacelero os movimentos,
 Os meus braços movem-se
Suavemente, como numa dança,
 Escuto o silêncio e os sons da noite,
 
Concentro-me no roçar do lápis
Sobre o papel,
 No arfar da minha respiração,
 No correr dos automóveis, ao longe.
 
 A lucidez da noite invade-me,
 Agora que devo deitar-me e dormir…
 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário