sábado, 12 de janeiro de 2013

Crónicas e ficções soltas - Alcoutim - Recordações XLIII - Por Daniel Teixeira - Os vendedores no Monte

 
Crónicas e ficções soltas - Alcoutim - Recordações XLIII - Por Daniel Teixeira - Os vendedores no Monte

Como se deve saber e até pela elementar lógica se chega lá, quanto maior é o povoado maior é o número dos seus comerciantes. A razão também é de lógica elementar, porque havendo mais pessoas maior é o volume das transacções e isso implica como é claro que exista quem as intermedeie.
No Monte de Alcaria Alta que na minha altura talvez fosse dos maiores das redondezas, havia a emblemática taberna/mercearia/armazém da Ti Inácia que antes fora dos pais (ainda conheci a mãe dela e não me recordo se conheci o pai, Pereira, se não estou enganado).

Havia o Ti Zé Luís, com botões e linhas de cozer, que vivia para as bandas entre - o - Além (quer dizer sem ser bem Além e já tendo deixado de ser Rossio), o Chico Artur que negociava gado por fora da terra e um outro (Senhor Manuel Vicente) na zona da praça que pelo que me apercebi só negociava com gado.

A nível das necessidades básicas e sem serem propriamente comerciantes havia um tosquiador barbeiro e um barbeiro (ocasional, este) acontecendo que o primeiro vendia também tabaco. Era o Ti Marcos já aqui falado por causa das coxas de rã e pela sua preocupação estética nos ornamentos tosquiados nas bestas.
 
O barbeiro ocasional (Pereira também, salvo erro) era um moço mais novo e uma vez apanhou-nos uma lebre com o cajado depois de os cães que levávamos a terem cansado. Nem nos deu cavaco, meteu a lebre na sacola e continuou a sua vida.

Ainda fizemos uma embaixada para ir falar com ele a sua casa mas a nossa diplomacia falhou estrondosamente por timidez: dos três que fomos nenhum teve coragem de falar no assunto e os nosso argumentos tinham sido minuciosamente estudados: pelo menos uma parte da lebre pertencia-nos se falhasse a exigência da totalidade dela. Falhou tudo e acabámos por debandar de casa dele usando o argumento da raposa e das uvas adaptado: «Deixa, por esses montes há mais lebres...».

Bem, o comércio não devia ser famoso, em qualquer dos casos aqui falados mas numa terra onde ainda circulava muito pouco dinheiro, tudo o que viesse era bom. No resto ia-se a Giões onde se encontrava o resto daquilo que poderia fazer falta. A bica do tal senhor que só ligava a máquina (de um bico) depois de se pedir a bica para poupar gás (agora há por lá cafés modernos) e antes disso havia as Festas com feira, onde era tradicional beber-se um copinho de salsaparrilha.
 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário