Serpente bate-me à porta - Por Leocardo - Blogue Bairro do Oriente
Está aí à porta o Ano Novo Chinês, a data mais importante do calendário lunar, altura em que ciclo do zodíaco completa mais uma volta, e desta feita a Serpente vem ocupar o lugar do mítico Dragão.
Já se começa a sentir o clima festivo, e as celebrações começam no final desta semana – sexta-feira, dia 8 é o penúltimo dia do actual ano lunar. Domingo, dia 10, é o primeiro dia do Ano da Serpente, e os funcionários públicos gozam de licença até quarta-feira, dia em que foi atribuída tolerância de ponto.
Esta é a vigésima vez que celebro esta data no território, e a segunda vez que assisto à chegada da Serpente, depois de 2001. Assim como eu, muitos outros expatriados não são «virgens» nestas lides do Ano Novo Chinês, e em alguns casos já sabemos de trás para a frente as tradições, procedimentos, superstições e tudo mais. Mas que conselhos daria eu a quem passa este período por estas bandas pela primeira vez? E é essa a minha proposta para este artigo, sem qualquer tipo de presunção ou vaidade.
Eu próprio não me considero um especialista, mas os dias que se seguem podem causar alguma estranheza a alguns. A atitude primária a adoptar é a de respeito: espere o inesperado, sorria e seja simpático, pois esta é uma época que se quer próspera e tentam-se todas as formas de atrair a boa sorte. Tentam-se evitar os conflitos e chamar as forças negativas que depois nos podem acompanhar durante todo o ano. Mesmo quem não acredite em superstições ou despreze as tradições pagãs deve adoptar um comportamento passivo. Afinal não custa nada, são apenas alguns dias.
Este é um período curioso do calendário civil, onde os desejos de «bom ano» se confundem entre a chegada de 2013 e a proximidade do Ano Novo Lunar. Para quem quer desejar bom ano sem pensar muito nas convenções, o melhor mesmo é usar «san nin fai lok» (Feliz ano novo), que serve para as duas passagens. Quem quiser arrancar um sorriso dos nativos, o ideal será dizer «Kung Hei Fat Choi», ou «Feliz ano novo lunar», e já agora acrescentar um «San Tai Kin Hong», desejos de saúde e prosperidade. Desejar saúde a alguém é sempre simpático.
Os lares chineses mais fiéis à tradição cumprem um ritual que passa por limpar a casa ou deitar fora o lixo e as coisas usadas que não têm mais utilidade, e existe mesmo um dia destinado a esse efeito. Não me perguntem qual, pois para mim qualquer dia é um bom dia para limpar a casa ou deitar fora o lixo. Contudo existem preceitos que todos cumprem com alguma insistência, normalmente aqueles que poderão trazer boa sorte ou afastar o azar. Mesmo quem não acredita nos caprichos da lua cumpre estes preceitos, pois como diz sabiamente o povo, «não acredito em bruxas, mas que as há, há», ou numa versão mais sóbria, «o seguro morreu de velho».
Sem comentários:
Enviar um comentário