domingo, 24 de fevereiro de 2013

BATUQUE MUKONGO - Poema 17 do Livro Batuque Mukongo de Manuel Fragata de Morais

 
BATUQUE MUKONGO - Poema 17 do Livro Batuque Mukongo de Manuel Fragata de Morais
 
 Chegada a hora parti
 do verde Cazengo
 subi os morros do futuro
 já longe do meu quarto onde as manhãs
 suplicavam nos dentes do meu avô
 e reconstruíam o viveiro dos pássaros
 as casas toscas dos macacos
 o cantarolar de minha mãe
 sobrepondo-se ao longínquo ruído
 das máquinas do café junto ao secador
 onde os meus pés
 eram repasto das matacanhas
 almoço dos mauindo
 jantar das ovitakaia
 naquela doce dor do coça-coça
 que só acabava com o perfurar do saco
 pela agulha mestra na mão de minha mãe
 da lavadeira
 ou qualquer outra mais velha
 que me xingava
 com longos muxoxos
 a cheirar a tabaco
 filho do branco com matacanh’ééé
 não tem vergonha não tem vergonh’ééé
 o mona yá mundele
 não tem matacanha uevu
 não podia ser africano
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário