sábado, 16 de fevereiro de 2013

A História do Dia dos Namorados - Texto de Dulce Rodrigues

 
A História do Dia dos Namorados - Texto de Dulce Rodrigues
 
A origem do Dia dos Namorados - ou de São Valentim, se preferir – é um pouco obscura, mas uma coisa parece clara: é um tributo a um dos sete santos que (segundo a tradição) se chamavam Valentim e eram festejados a um 14 de Fevereiro. São Valentim de Terni viveu em Roma, onde era médico e também padre cristão, durante o reinado do imperador Cláudio II, e a sua personalidade corresponde singularmente à de um patrono dos namorados e de todos aqueles que se amam.
 
 Sob Cláudio II, Roma encontrava-se envolvida em sangrentas campanhas militares, e o descontentamento popular alastrava de dia para dia, sobretudo por parte dos jovens. O imperador experimentava cada vez mais dificuldade em recrutar voluntários para as suas legiões, o que o exasperava. Convencido de que a razão se devia ao facto de que os Romanos preferiam ficar junto das mulheres e dos filhos em vez de se alistar, Cláudio decidiu anular todos os casamentos no império romano.
 
Esta medida injusta provocou ainda mais descontentamento entre os jovens e eles procuraram alguém que os pudesse ajudar. A escolha caiu sobre Valentim, um jovem médico e padre cristão conhecido pela sua actividade junto dos cristãos, que a ele igualmente recorriam para serem unidos pelas sagradas leis do matrimónio. Assim, apesar da lei promulgada pelo imperador, Valentim continuou a realizar em segredo o matrimónio de quem a ele se dirigia.
 
Um dia, infelizmente, o imperador tomou conhecimento do facto, e Valentim foi apanhado e compareceu perante o imperador; este tentou convertê-lo ao paganismo, mas quando se apercebeu de que Valentim, por sua vez, tentava convertê-lo a ele ao cristianismo, Cláudio ficou furioso e condenou Valentim à morte por decapitação.
 
Leia este tema completo a partir de 18 de Fevereiro carregando aqui.
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário