sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Porque és assim, Valentim? - Crónica de Leocardo no Blogue Bairro do Oriente

 
Porque és assim, Valentim? - Crónica de Leocardo no Blogue Bairro do Oriente

Excepcionalmente no próprio dia, aqui vos deixo com o artigo desta semana do Hoje Macau, dedicado ao Dia de S. Valentim.

Festejamos hoje, dia 14 de Fevereiro, o Dia de S. Valentim, vulgo Dia dos Namorados. Mas esperem, «festejamos»? A sério?
Não existe um dia mais cruel ou batoteiro que este alegadamente dedicado ao «amor». Amor é o que menos tem a ver com esta data parva, que preocupa muitos, deprime outros e enche os bolsos a alguns. Deplorável, sempre pensei assim, e nunca vou mudar de opinião, por muito politicamente incorrecto que seja o meu ponto de vista.
Foi idealizado por algum sádico que sentia gozo em ver sofrer o resto da humanidade. Se existisse alguma forma inofensiva de induzir o coma, eu queria adormecer no dia 13 e acordar apenas no dia 15. Uma semana entre 8 e 15 seria melhor ainda. Mas porquê, se é um dia em que tanta gente se sente ou se deve sentir feliz e apaixonada? Meus amigos, isto é como o comunismo: perfeito na teoria mas desastroso na prática.

Primeiro devo confessar que nunca fui um rapaz muito endinheirado durante a minha adolescência, e o Dia dos Namorados só poderia significar duas coisas: solidão ou despesa. Preocupava-me quando chegava o mês de Fevereiro e estivesse a namorar.

Era preciso desencantar uns trocos para não passar por pobrezinho ou forreta, ou na melhor das hipóteses suspendia o namoro por uns dias para «reflexão», e de preferência antes do dia 14, para reatá-lo por volta do dia 19 ou 20, para que não se desconfiasse muito das verdadeiras intenções.
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário