sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Fundação Logosófica – Em Prol da Superação Humana - São Paulo - Definição de conceitos ante as diversas formas adotadas pelo pensamento comum - Carlos Bernardo González Pecotche – RAUMSOL

 
Fundação Logosófica – Em Prol da Superação Humana - São Paulo - Definição de conceitos ante as diversas formas adotadas pelo pensamento comum  - Carlos Bernardo González Pecotche – RAUMSOL
 
Desde muito tempo, poderíamos dizer desde que o homem começou a sentir as primeiras inquietudes a respeito das razões de sua própria existência, foi preocupação permanente encontrar ou descobrir a palavra mestra que guiasse o entendimento até os mais altos cumes do saber, acima das ciências e das crenças admitidas. Essa palavra viria a constituir-se na ciência - mãe dos homens, cuja função primordial seria a de abrir à inteligência humana as portas que dão acesso ao conhecimento das supremas verdades.
 
O homem inteligente, que nunca se conformou em renunciar a semelhante prerrogativa, buscou sempre por toda parte a oportunidade providencial de se pôr em contato com a dita ciência, ainda que desconhecesse sua existência ou considerasse que se achava longe de poder compreendê-la. Isto é evidenciado pelo fato de que, em todas as épocas, apareceram pensadores audazes que tentaram a empreitada, e, embora a quase totalidade tenha fracassado, deve-se reconhecer que seus esforços não foram em vão, já que inspiraram, com suas decisões e entusiasmos, não poucos acertos nas investigações que depois se seguiram sobre o particular.
 
A essa ciência universal e ilimitada deu-se o nome de Filosofia, porquanto de algum modo se devia chamá-la quando a ela se aludisse.
 
A reflexão nascente daqueles dias só levou em conta, ao produzir esse nome, o caráter familiar de seu significado, cuja ascendência na estima dos contemporâneos propiciou sua consagração definitiva.
 
De nossa parte, sustentamos que a Filosofia não é precisamente a ciência - mãe; mas pode ser considerada, sim, a ciência de enlace entre esta e as comuns, e diremos por quê.
 
 
 Leia este tema completo a partir de 4 de Fevereiro carregando aqui.
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário