sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O Realismo - Texto remetido por Helena Emília Bortoloti

 
O Realismo - Texto remetido por Helena Emília Bortoloti 
 
O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX.
A característica principal deste movimento foi à abordagem de temas sociais e um tratamento objetivo da realidade do ser humano.
 
Possuía um forte caráter ideológico, marcado por uma linguagem política e de denúncia dos problemas sociais como, por exemplo, miséria, pobreza, exploração, corrupção entre outros. Com uma linguagem clara, os artistas e escritores realistas iam diretamente ao foco da questão, reagindo, desta forma, ao subjetivismo do romantismo.
 
Uma das correntes do realismo foi o «naturalismo», onde a objetividade está presente, porém sem o conteúdo ideológico.
(...) O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado às artes plásticas, literatura e teatro. Surgiu na França, na segunda metade do século XIX. Este movimento foi uma radicalização do Realismo.

(...) Emile Zola é considerado o idealizador e maior representante da literatura naturalista mundial. Foi muito influenciado pelo evolucionismo e pelo socialismo. Sua principal obra foi O Germinal (1885), onde aborda a realidade social nas minas de extração de carvão.
Para escrever esta obra, Zola viveu com uma família de mineiros para sentir na pele a dura vida destes trabalhadores.

(...) Este movimento chegou ao Brasil no final do século XIX. Os escritores brasileiros abordaram a realidade social brasileira, destacando a vida nos cortiços, o preconceito, a diferenciação social, entre outros temas. O principal representante do naturalismo na literatura brasileira foi Aluísio de Azevedo.
Suas principais obras foram: O Mulato, Casa de Pensão e O Cortiço.
 
Outros escritores brasileiros que merecem destaque:
Adolfo Caminha, Inglês de Souza e Raul Pompéia.
 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário