sábado, 16 de fevereiro de 2013

A URTIGA ou ORTIGA, essa maravilhosa «mal-amada» - (do latim «Urtica dioica») - Por Dulce Rodrigues

 
A URTIGA ou ORTIGA, essa maravilhosa «mal-amada» - (do latim «Urtica dioica») - Por Dulce Rodrigues
 
 História: Originária da Europa e da Asia, a urtiga foi talvez das plantas que mais cedo começaram a ser utilizadas pelo Homem, pois desde a idade do bronze (4000-3000 a.C.) que se empregaram as fibras de urtiga no fabrico de vestuário; mais tarde igualmente no de papel.
 Dizem que os soldados romanos, estacionados nas regiões setentrionais, cultivavam aí a urtiga, para depois se esfregarem com ela, a fim de suportarem melhor o frio.
 Aliás, o nome botânico da planta vem do latim urere, que significa «queimar» e tem a ver com o seu carácter urticante. Ainda na Roma antiga, o escritor Plínio o Jovem, que viveu no primeiro século da nossa era, dizia-se um grande apreciador de urtigas, e comia-as cozinhadas como se fossem espinafres.
Mais tarde, o cultivo da planta foi continuado em países como a Noruega, a Dinamarca e a Escócia, que com ela fabricavam fatos grosseiros para os marinheiros e também redes de pesca. Mesmo depois do linho ter começado a ser mais apreciado, o fabrico de fibras de urtiga continuou até ao século XIX, especialmente na Escócia.
Segundo as próprias palavras do poeta escocês Thomas Campbell - que viveu nos fins do século XVIII, princípios do XIX: «na Escócia, comi urtigas, dormi em lençóis de urtigas, e jantei sobre uma toalha de urtigas. Quando ainda é nova e tenra, a urtiga é um legume excelente... e lembro-me que a minha mãe dizia que, na sua opinião, os fatos de urtiga eram bastante mais resistentes do que os de linho».
Também o escritor dinamarquês Christian Andersen, que viveu no século XIX, refere no seu conto «A princesa e os sete cisnes» que são feitos de urtiga os mantos que a princesa tece para libertar os irmãos do feitiço da madrasta.
 O uso da urtiga na indústria têxtil durou ainda até ao século XX. Durante a Primeira Grande Guerra, os uniformes dos soldados alemães eram feitos de fibras de urtiga.
 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário