domingo, 17 de fevereiro de 2013

Blogue Alcoutim Livre - José Varzeano - Lavatório de ferro (simples)

 
Blogue Alcoutim Livre - José Varzeano - Lavatório de ferro (simples) 
 
Vamos apresentar hoje o tipo de lavatório de ferro, o mais simples que conhecemos e que se destinava ou destina principalmente a lavar as mãos.
 
Muito usado no concelho de Alcoutim quando não havia a distribuição de água ao domicílio e possivelmente pela maior parte do país.
 
Os dois modelos que apresentamos são semelhantes mas se reparar-mos bem têm algumas diferenças.

Começamos pelo formato do ferro que suporta o espelho e um pouco mais abaixo no destinado a colocar as toalhas ou pano das mãos como muitas vezes acontecia. São notórias as diferenças.
 
O «corpo» do lavatório num e noutro exemplar também não é igual.
 
O círculo superior destina-se a suportar a bacia de esmalte e por vezes de barro. Estreitando os três ferros que seguram a bacia, dão lugar a um pequeno círculo destinado a colocar uma peça em esmalte furada que se destina a colocar o sabão.
 
Os três ferros estruturantes voltam a abrir o suficiente para quando voltarem a estreitar poderem receber o balde igualmente de esmalte ou de barro. Ao lado, estava o jarro, do mesmo material que continha a água limpa para utilizar.
 
Quem viveu esses tempos sabe que ir buscar água ao poço que normalmente ficava distante e numa baixa, onde corriam lençóis freáticos, era trabalhoso e a água tinha de ser muito bem gerida. Nesse sentido, só se deitava fora a água da bacia quando estivesse muito suja.
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário