sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O XV de Piracicaba - Relato de Antônio Carlos Affonso dos Santos (Acas)

 
O XV de Piracicaba - Relato de Antônio Carlos Affonso dos Santos (Acas)
 
Prólogo do ACAS

Embora o desejo desse autor (ACAS) fosse mostrar apenas o curioso hino caipira do time do XV de Novembro de Piracicaba, mais conhecido como «Nhô Quim», divido com a jornalista Ana Marly Jacobino seu texto precioso, publicado na «Agenda Cultural Piracicabana», em 02 de maio de 2009, mostrando o Hino Oficial (em Português culto e o Hino preferido por 9 entre 10 torcedores do XV: o Hino caipira!)

A cidade de Piracicaba era e é, berço de grandes jogadores de futebol e de basquete, principalmente aquele memorável time feminino, onde jogava a Magic Paula, num time patrocinado por uma empresa de saúde e pela Escola Superior Luiz de Queirós, faculdade piracicabana padrão de agronomia.
 
Também foi lá que o grande jogador de futebol, Dema, revelado pelo Ypiranga de São Paulo; que passou pelo Palmeiras e seleção brasileira (lateral esquerdo, apesar de destro), que era primo do meu cunhado Ferrari (com o qual jogou pelo Ypiranga).
 
Dema encerrou sua carreira no XV de Piracicaba, tornando-se depois treinador. Residia há muito em Piracicaba. Faleceu já há alguns anos, assim como meu cunhado Ferrari.
 
Devo lembrar aos leitores que tenho um carinho especial por Piracicaba, onde, de vez em quando (e quando posso - $$$$), vou com minha esposa à Rua do Porto, comer um peixe assado na grelha; maravilha que todos deveriam conhecer.
 
Também foi em Piracicaba que meu primeiro livro o «Pequeno Dicionário de Caipirês» foi colocado à venda, no Shopping da cidade.
 
Piracicaba também é a casa do Antônio Cecílio, velho amigo virtual, jornalista de Piracicaba, que comigo e tantos outros, colabora com um jornal virtual de Portugal.
 
Piracicaba é também berço do «Salão de Humor»; evento único, de categoria internacional, onde estive em visita por três vezes.
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário