sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Especial S. Valentim: O que é um Cupido? - Crónica: Por Leocardo - Blogue Bairro do Oriente

 
Especial S. Valentim: O que é um Cupido? - Crónica: Por Leocardo - Blogue Bairro do Oriente

 

Cupido e Psique eram danados para a brincadeira.



O Cupido (do latim «cupido», que significa desejo) era filho de Vénus na antiguidade clássica, e tornou-se no símbolo do amor e da paixão por excelência. O seu equivalente grego é Eros, o próprio Deus do amor.
 
A sua história é contada na obra do «O Asno de Ouro», do século II, de Lucius Apuleio. Nessa obra com um nome tão curioso, Cupido fere-se com as suas próprias armas e apaixona-se por Psique, a personagem mitológica que representa a alma. São sempre um deleite, estes coloridos episódios mitológicos.

Independente da origem, o Cupido é a grande estrela do Dia de S. Valentim, que hoje se assinala. A sua representação mais comum é a de um anjo, um querubim, na forma de um bebé alado com flechas em forma de coração que quando disparadas fazem com que as pessoas se apaixonem.
 
E é complicado explicar porque é que isto acontece, e creio que terá mais a ver com a química do que propriamente com a mitologia ou com o Cupido. A sua namoradinha do romance do Asno, a tal Psique, é provavelmente mais culpada pelo transtorno que leva ao amor.
 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário