sábado, 15 de junho de 2013

A evolução da Música Sertaneja - Texto de Helena Emília

http://static.blog4ever.com/2011/04/481789/artfichier_481789_1136395_201208180417424.jpg
A evolução da Música Sertaneja - Texto de Helena Emília 
 
Assim como tudo neste mundo se evolui a música também tem a sua evolução, e com isto tem tido muita polêmica a respeito. A música sertaneja passa por ciclos e estamos vendo exemplos do primeiro ciclo.
 
Artistas do primeiro ciclo que a meu ver, que mais influenciaram os artistas que os sucederam. Na verdade é um rol dos artistas cuja contribuição para a música sertaneja foi mais significativa, a ponto de traçar os moldes do segmento a partir do momento em que estes se consagraram ou surgiram para o Brasil. Ao invés de colocar na ordem de importância colocarei na ordem cronológica assim facilita compreensão.
 
 Cornélio Pires:
 
Qual a importância desse cara? Ora, foi ele quem trouxe a música sertaneja para os ouvidos de uma parcela maior do povo brasileiro. Foi ele quem deu o pontapé inicial para a popularização do estilo, isso nos anos 10 do século passado. 100 anos atrás. Ele quem ajudou a popularizar artistas como Raul Torres & Florêncio e outros da mesma época, deixando o caminho aberto para o surgimento de novos artistas.
 
 Tonico e Tinoco:
 
A primeira mega dupla sertaneja. Não há artista dos anos 60 pra cá que não se digam influenciados por estes dois. Surgiram para o Brasil em 1944, mas se consagraram em 1946, com o sucesso da música Chico Mineiro. A popularidade era tamanha que em 1970 chegaram a estrear um espetáculo junto com a Rita Lee. O show, batizado de Nhô Look, foi realizado naquele ano na Fenit, na capital paulista.





Sem comentários:

Enviar um comentário