Elles (2011) - Texto Recolhido em Cinema Pela Arte
Malgoska Szumowska dirige Juliette Binoche no filme «Elles». Uma jornalista de renome trabalha em um artigo sobre jovens prostitutas, no processo de investigação, o envolvimento torna-se mais que apenas profissional.
Conscientização
No auge da maturidade, Juliette Binoche, atriz que adoramos contemplar nos circuitos cinematográficos de arte, é intrépida ao interpretar uma jornalista intelectual da revista feminina Elle.
O grande mérito da diretora polonesa (Malgoska Szumowska) é a manipulação incisiva das cenas de sexo que acabam compensando a leveza na condução de um argumento polêmico, verdade insubstituível que sobrepuja os «supostos» indícios que podem vir a comprovar a «suposta» insuficiência da diretora no tratamento da realidade da prostituição.
Não existe a simplicidade vazia no decorrer do filme, mas sim o desembaraço que prevalece em um estudo que abarca, despretensiosamente, a complexidade feminina. De que adianta o pudor se a câmera é posicionada diante da evidência da comercialização do sexo? «Elles» descambaria para o pornográfico se mais um passo não muito largo fosse dado, o cálculo é exato e evita uma queda abismal.
Na ficção, a personagem de Binoche é o corpo estranho que se intromete nos meandros da sexualidade remunerada. O foco na sobrecarga da mulher hodierna (profissional - mãe - esposa) é de extrema importância. No turbilhão das obrigações domésticas, Anne tenta buscar a inspiração para concluir seu artigo sobre prostituição que já contém milhares de caracteres reflexivos.
Sem comentários:
Enviar um comentário