domingo, 23 de junho de 2013

O Apito da Panela de Pressão - Texto de Antônio Carlos Affonso dos Santos - Acas

http://static.blog4ever.com/2011/04/481789/artfichier_481789_2057225_201304284812414.jpg
O Apito da Panela de Pressão - Texto de Antônio Carlos Affonso dos Santos - Acas
 
Sempre que acontecem manifestações e atos públicos de protesto, lembro-me de dois conselhos que já ouvi na vida.

O primeiro é o conselho do velho Kimura, pai de um antigo colega de prancheta da Cobrasma e exímio cozinheiro: quando um caminhão faz muito barulho ele está vazio, nada tem em seu interior; porém se ele fizer um barulho audível e marcante, ele está pleno de carga e conteúdo.

O segundo conselho que tive um dia e que marca minha vida é aquele da panela de pressão; minha mãe Guidinha, quando teve sua primeira panela de pressão, estava um dia cozinhando nosso jantar, quando a panela começou a apitar. Preocupado e não menos curioso, perguntei a minha mãe: - por que a panela estava apitando? Ela me disse que o apito era a confirmação de que «as coisas» que estavam dentro dela estavam começando a ferver e que era quase impossível conseguir que «aquelas coisas» não começassem a se transformar a partir do momento do apito. Acrescentou ainda que era muito perigoso tentar fazê-la parar de apitar, visto que podia explodir, causando estragos inimagináveis.

Bem; a par e passo com a copa das confederações, está acontecendo no Brasil (país tradicionalmente não afeito a protestos populares), as passeatas de cunho econômico, político e social.

Diferente das outras que tivemos («caras pintadas»; «diretas já»; etc.), dessa vez não são políticos que comandam as passeatas; embora alguns partidos tentem tirar proveito da situação, pagando para seus aliados a se misturarem à ror, com a bandeira do partido, com o fito específico de granjear simpatias que se transformem em votos. -Que fiasco e que mico!
 
 
 
 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário