domingo, 23 de junho de 2013

Viva como as flores - Texto e imagens de Irene Fernandes Abreu - Blogue Valium50 - Macau - China

http://static.blog4ever.com/2011/04/481789/artfichier_481789_1906442_201303220957769.jpg
Viva como as flores - Texto e imagens de Irene Fernandes Abreu - Blogue Valium50 - Macau - China
 
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo. (Confúcio)
 
Contam as lendas que o filósofo Confúcio dava excelentes e sábios conselhos. Vejam este:
 
-«Mestre, como faço para não me aborrecer? Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes. Sinto ódio das que são mentirosas. Sofro com as que caluniam. Que fazer para não me sentir tão infeliz com a maldade que me rodeia?
 
E o nosso sábio, tinha a resposta na ponta da língua:
 
- «Pois viva como as flores!» - advertiu o mestre.
 
- «Mas mestre, como é viver como as flores?» - perguntou o discípulo, pensando que o mestre estaria a brincar com ele.
 
– «Repare nestas flores - continuou o mestre imperturbável no seu saber, apontando os lírios que cresciam no jardim – Elas nascem no esterco, entretanto, são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor das suas pétalas.
 
Justo é angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem. Os defeitos deles são deles, e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo o mal que vem de fora... Isso é viver como as flores...»





Sem comentários:

Enviar um comentário