sábado, 8 de junho de 2013

Rodriguez, ícone dos anos 70 - Cinema: «à procura de Sugar Man» Texto Recolhido em Livres Pensantes


Rodriguez, ícone dos anos 70 - Cinema: «à procura de Sugar Man»   Texto Recolhido em Livres Pensantes  
 
«No final da década de sessenta, Rodriguez (Sixto Rodriguez) é um músico incógnito, de origem mexicana, que deambula por entre o nevoeiro das noites de Detroit dedilhando uma invulgar combinação de melodias na sua guitarra. Descoberto por um notável da indústria musical, que além da guitarra lhe adivinha um potencial de voz igualmente raro, acaba contratado pela então ascendente Motown.
 
O compositor e intérprete desperta as atenções dos conhecedores pela sua figura e postura enigmática, além da voz extraordinária, próxima de Bob Dylan.
 
Lançadas as primeiras composições, a crítica mostra-se reservada na opinião e o público, nos concertos, pouco receptivo ao seu estilo: ar modesto, uma atitude de desprendimento...
 
Dois álbuns e alguns singles mais tarde, após mergulhar no mundo da indústria discográfica, é noticiada a sua morte na imprensa e, segundo esta, em condições trágicas: em pleno concerto, após vaias a que responde com um agradecimento franco e gentil aos que se incomodaram a vir até ali, suicida-se ante uma assistência atónita. O motivo, obviado pelos jornais, o retumbante falhanço como músico.
 
Décadas mais tarde, a milhares de quilómetros de distância, um jornalista sul africano decide investigar a vida deste homem. Tem um bom e surpreendente motivo: é que enquanto era vaiado e desprestigiado nos Estados Unidos, Rodriguez tornara-se, sem saber, um ícone da juventude e um ícone da luta anti - Apartheid.
 
 As incongruências entre o insucesso americano e o êxito sul africano, que levantam toda a sorte de questões sobre a forma como alguém terá lucrado com a qualidade de um músico que o próprio não chegou a ver reconhecida, são apenas o princípio de uma viagem ao extraordinário mundo de uma anti-estrela, «Sugar Man», implicando uma perspectiva menos doce sobre uma certa indústria...



Sem comentários:

Enviar um comentário