O Açougue Cultural T- Bone - Recolha de Daniel Teixeira.
Nota: Numa altura em que o projecto Biblioteca Popular Açougue Cultural T-Bone em Brasília acaba de comemorar (no passado dia 21 de Junho) os seus «Seis anos de leitura» colocamos também abaixo o texto e imagens que publicámos no Raizonline em Janeiro de 2009, altura em que tivemos conhecimento da existência do T-Bone.
De notar que o «Projecto» T-Bone começou em termos efectivos em 1994, conforme se depreende do nosso texto de Janeiro de 2009. As formalizações legais e não só alteram algumas datas no texto hoje recolhido no site T-Bone.
A primeira Biblioteca Popular foi inaugurada no dia 21 de junho de 2007, simbolizando o aniversário do escritor Machado de Assis. Ao longo dos anos, foram montadas outras estantes em pontos de ônibus da cidade, com livros disponíveis a qualquer cidadão, sem a exigência de documentos ou preenchimento de qualquer cadastro. Doações são feitas todos os dias. Prateleiras e conhecimento são renovados diariamente. Uma iniciativa que estimula a leitura e promove a rotatividade dos livros.
A outra vertente do projeto são as Estações Culturais, compostas de totens multimédia com acesso à internet. O usuário pode, de forma gratuita, acessar desde e-mail e redes sociais até oportunidades de trabalho e serviços públicos disponibilizados online.
Hoje são oito Estações Culturais, sendo sete localizadas na W3 Norte (nas Paradas Culturais das quadras 511, 512, 513, 515, 715, 713, 712) e uma no Setor Bancário Sul (em frente ao Edifício Sede I do BB). A nona Estação Cultural será inaugurada ao lado do Açougue T-bone. Este projeto é em parceria com a fundação Banco do Brasil.
Sem comentários:
Enviar um comentário