sexta-feira, 28 de junho de 2013

O DIA A DIA DOS BONZOS - Texto de António Manuel Fontes Cambeta - (Macau - China e Tailândia)

http://static.blog4ever.com/2011/04/481789/artfichier_481789_978479_201206165714826.jpg
O DIA A DIA DOS BONZOS - Texto de António Manuel Fontes Cambeta - (Macau - China e Tailândia)
 
Diariamente os bonzos tomam conta do mosteiro efectuando diversas tarefas entre elas cortar a relva, varrendo os aposentos e lavando as instalações, rezam e estudam os ensinamentos budistas. Os bonzos levantam-se por volta das 05.00 horas, um deles toma conta de acordar os restantes.
 
As 05.30 horas iniciam as suas rezas seguindo depois para o exterior do mosteiro, acompanhados por um noviço e iniciam o seu peditório pelas casas da redondeza, para isso vão munidos da sua tigela. Os fiéis sabem da hora em que os bonzos passam perto de suas casas e ali os aguardam para lhes oferecer alimentos, outros há que vão directamente ao mosteiro fazer as suas ofertas.
 
Regressados ao mosteiros essas comidas recebidas são separadas pelos noviços que as espalham pelos pratos que depois irão servir ao bonzos como sua refeição. Os bonzos reúnem-se no Bot ou salão principal onde se encontra a imagem principal do Buda e ali aguardam que lhes seja entregue a comida, entretanto rezam agradecendo essa dádiva.
 
Vários toques são dados num gongo anunciando que a comida está pronta para ser servida, é nessa altura que as noviças fazem a entrega da comida aos bonzos ou vão tomar a sua refeição no exterior do mosteiro.
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário