quinta-feira, 13 de junho de 2013

Todos os santinhos - Texto de Leocardo - Publicado no Blogue Bairro do Oriente - Macau

http://static.blog4ever.com/2011/04/481789/artfichier_481789_2141965_201305124649124.jpg
Todos os santinhos - Texto de Leocardo - Publicado no Blogue Bairro do Oriente - Macau
 
Hoje é dia 12 de Junho, feriado em Macau e em Lisboa, mas por razões diferentes. Em Macau comemora-se o Barco Dragão, que como dia de folga é sempre bem-vindo (o próximo feriado é só em Outubro!), mas que a nós portugueses não nos diz muito.
 
Em Lisboa é dia de Santo António, o primeiro da trindade junina dos santos populares que prossegue no dia 24 com S. João, e termina dia 29 com S. Pedro.
 
Santo António diz-nos muito a nós portugueses, pois era nosso compatriota. Nasceu Fernando Martins Bulhões em Lisboa e morreu em Pádua, na Itália, aos 35 anos. Foi um dos primeiros santos da Igreja Católica, e é conhecido pelo patrono das pessoas perdidas, mas conhecido sobretudo pela sua faceta de «casamenteiro».
 
Todos os anos neste dia são muitos os casais que dão o nó em homenagem ao bom franciscano, cumprindo uma tradição antiga. Em Macau Santo António dá nome a uma freguesia e a Igreja a ele dedicada fica mesmo aqui ao pé de casa, em frente ao Jardim Camões (é um luxo ter Camões e Santo António como vizinhos).
 
Tinha um amigo macaense que teimava comigo que Santo António «esteve em Macau». A teimosia era tanta que de nada valeu explicar que os portugueses chegaram pela primeira vez a Macau mais de 300 anos depois da morte do mártir. Cada um acredita no que quiser, enfim.
 
Para os lisboetas festejar o Santo António é uma ocasião especial. Apesar dos cortes a que os portugueses se sujeitaram em nome da penosa mas necessária austeridade e dos malabarismos do actual Governo com o fim dos feriados, ninguém ousou mexer com o Santo António de Lisboa.
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário