domingo, 16 de junho de 2013

Blogue Alcoutim Livre - O «Encanto» do Sítio do Forte - Escreve José Varzeano

http://static.blog4ever.com/2011/04/481789/artfichier_481789_1037070_201207083735926.jpg
Blogue Alcoutim Livre - O «Encanto» do Sítio do Forte - Escreve José Varzeano  
 
Este topónimo perde-se no recuar dos tempos e deve de estar relacionado com alguma fortificação existente no local.
 
Já tínhamos ouvido falar num encantamento ocorrido por estas paragens mas faltava-nos a descrição até que alguém nos disse: - Quem sabe desse assunto é fulano que quando era moço viu passar o tal bicho esquisito bem perto dele e do companheiro com quem estava.
 
Registámos o facto e ficámos esperando por uma oportunidade para que nos contassem quando e como as coisas se passaram.
 
Ela surgiu hoje e não a perdemos.
 
O guardador de gado que ronda os oitenta anos, enquanto o mesmo pastava, aproveitou para se sentar no cômoro da estrada e comer um pedaço de pão com chouriça que possivelmente constituiu a sua refeição.
 
Parámos o veículo e fomos ao seu encontro, cumprimentando-o e falando sobre aquilo que conhece bem, ou seja, as suas vacas.
 
Disse-nos que eram doze cabeças, sendo três bezerros e que tinha que ordenhar uma das vacas visto o bezerro não beber todo o leite que a mãe produzia.
 
Ainda que a nossa ignorância sobre o assunto seja quase total, deu-nos para perceber que os animais de uma maneira geral estavam gordos.
 
Procurámos entretanto chegar ao que pretendíamos mas o homem não percebeu bem a nossa pergunta. Disse-nos contudo que quando era mocito um lavrador das Cortes Pereiras, tinha pedido ao seu pai se o podia dispensar uns dias para auxiliar o pastor que estava ao seu serviço e que era originário da freguesia de Vaqueiros.
 
O pai satisfez o pedido e o rapaz lá foi, acompanhando o pastor, indo o gado para o sítio do Forte que pertencia ao lavrador.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário