sábado, 22 de junho de 2013

Ponta da Piedade - Lagos - A Aparição


Ponta da Piedade - Lagos - A Aparição
 
Na Ponta da Piedade, as formas das falésias, esculpidas pelo mar e pelo tempo, constituem um cenário paradisíaco, de rochedos recortados em constante contraste com o azul esverdeado da água do mar.   Para além de toda esta beleza, a Ponta da Nossa Senhora da Piedade, é um local Sagrado, um Santuário por natureza, de história, encantos e tudo aquilo que é possível imaginar.
 
Aqui apareceu a imagem de Nossa Senhora da Piedade aos pescadores, segundo reza a lenda. O facto foi assinalado no cimo duma rocha, com um marco em pedra, que sinalizava o lugar exacto da aparição da Nossa Senhora da Piedade, marco bastante significativo para os pescadores, que os guiava à fonte de protecção, e da força espiritual, que bem precisavam, sempre que a terra começava a perder-se de vista, e o caminho era o além, mar.
 
Marco esse, que já lá não está, caiu no mar, e ninguém mais o repôs no sítio. Os que acreditavam nestas crenças eram os pescadores, que nos dias de hoje são poucos, e os milagres da Nossa Senhora muito menos.
 
Até as gaivotas, que por natureza aí habitavam, trocaram esse rochedo pelos telhados das casas: pura coincidência.  
 
Os tempos são outros, a crença sem ter provas, deixa de ser crença para se tornar numa história banal pouco relevante, e muito difícil de explicar a um Inglês. Mais fácil, será apontar para um sapato no meio do mar, o Inglês olha desconfiado sem perceber, ao fim de alguns segundos: Há Háááá! «the shoe», bate-lhe na cabeça, e entende que de facto aquela rocha, assemelha-se com um sapato, a partir daí pode imaginar tudo aquilo que bem entender, mesmo que, nada tenha a ver, com o nome registado das rochas, que homem do leme aprendeu com o tempo, como: a boneca, a vinha cavada, a balança, o arco do triunfo, o buraco da avô, etc.




Sem comentários:

Enviar um comentário