domingo, 16 de junho de 2013

Primeiro dia da Escola Primária - Texto de Lina Vedes -

http://static.blog4ever.com/2011/04/481789/artfichier_481789_2055936_201304281523506.jpg
Primeiro dia da Escola Primária - Texto de Lina Vedes -
 
Nos anos 40 entrávamos na escola com 7 anos de idade.
 
As aulas começavam a 6 de Outubro e acabavam a 15 de Junho, havendo ainda férias pelo Natal e pela Páscoa (15 dias cada). Também se respeitavam os feriados nacionais e religiosos, ao longo do ano. Aos sábados, tínhamos actividades da mocidade portuguesa, nas quais aprendíamos a respeitar e obedecer às leis estabelecidas por Deus, pela Pátria e pela Família.
 
Lembro-me, perfeitamente, do meu primeiro dia de escola primária.
Nesse ano, foi inaugurada a escola do Carmo, de Plano Centenário.
 
Na minha zona habitacional frequentávamos uma escola, num edifício já velho, na rua Serpa Pinto (onde funcionou a Protecção às Raparigas).
 
A abertura dessa escola originou uma confusão enorme, na distribuição das crianças, obedecendo ao local de residência, com base no recenseamento escolar.
 
No primeiro dia de escola, levada pela mão da minha mãe, dirigimo-nos à rua Serpa Pinto. Havia uma fila enorme e barulhenta, de mães e filhas (os homens/pais não entravam nesta guerra), que pretendiam saber que escola lhes havia sido atribuída.
 
Nesse tempo, os rapazes frequentavam a escola no turno da manhã e as raparigas no da tarde. Não era permitida a união de sexos opostos, embora nos locais com fraca população escolar, as turmas pudessem ser mistas.
 
Nesse meu ensaio de entrada na escola, esperámos imenso tempo, na fila, até que alguém consultando um livro, nos indicou, que o meu nome estaria na escola nova do Carmo.




Sem comentários:

Enviar um comentário