sábado, 29 de junho de 2013

A VAIDADE DA RITINHA (Partes I e II) - Conto Infantil de Cremilde Vieira da Cruz

http://static.blog4ever.com/2011/04/481789/artfichier_481789_2137612_201305110841782.gif
A VAIDADE DA RITINHA (Partes I e II) - Conto Infantil de Cremilde Vieira da Cruz  
 
A Ritinha é uma menina muito bonita, mas muito vaidosa. Passa horas e horas diante do Espelho, mira-se, volta a mirar-se... Perde tanto tempo a olhar para o espelho, que chega atrasada à escola, quase todos os dias: às vezes, já pronta e à porta para sair, volta atrás para se certificar de que tudo está direitinho e a condizer. Ajeita o vestido, dá mais um toque no cabelo...
 
O Espelho não gosta nada de pessoas vaidosas, por isso fica muito aborrecido com a Rita e dá-lhe vontade de lhe chamar feia, mas a verdade é que ela não é feia e, como ele não é mentiroso, diz-lhe a verdade:
- és muito bonita, Ritinha!
 
Mas a Ritinha é exagerada; veste-se e despe-se, volta a vestir-se, mira-se em todas as posições e pergunta ao Espelho:
- ó Espelho, achas mesmo que sou bonita?
O Espelho responde:
- és muito bonita, mas se não fosses tão vaidosa...
 
Certo dia, já farta de ouvir o Espelho dizer: - «Se não fosses tão vaidosa...» - a Ritinha perguntou-lhe:
- ó Espelho, ando deveras intrigada, porque tu, quando pergunto se me achas bonita, dizes sempre que sim, mas que, se não fosse tão vaidosa... Não gosto que se deixem as frases por completar. Queres completar a frase?
 
Nessa altura o Espelho disse:
- Vou dizer-te já: Se não fosses tão vaidosa, se não passasses tanto tempo na minha frente a vestires-te e a despires-te, tinhas tempo para fazer coisas que te tornariam muito mais bonita.
- Achas que sim, Espelho? Porquê?
- Porque tu és tão vaidosa que deixas de ser natural e sem te aperceberes vais descurando certas coisas importantes que tens dentro de ti e são bem mais bonitas que a beleza exterior. Tenho notado, que até estás a adquirir certos gestos deselegantes, pouco naturais, por te convenceres que ficas mais bonita assim.
 
Quando as pessoas são naturais, tornam-se muito mais bonitas! Já reparaste que a tua vaidade nem te deixa tempo para estudar? Ainda há dias a tua mãe me confessava a sua preocupação por tu não estudares. Um bocadinho de vaidade não fica mal, antes pelo contrário, mas o exagero é nefasto.






Sem comentários:

Enviar um comentário