sábado, 8 de junho de 2013

Camões ou Portugal

Camões ou Portugal
 
Fernando Pessoa sonhou ser super - Camões. - Não o foi e se ele não o foi é porque essa empresa é impossível. 10-06-2011
 
Camões, diz Eduardo Lourenço, fez mais do que pintar-nos. Deu-nos o palco do mundo, celebrou nele a nossa aventura descobridora e simbólica em tais termos que não parece ter-nos deixado outra alternativa como entidade colectiva do que refazer sem fim a viagem do Gama ou ficar de braços cruzados na praia deserta do Restelo, a lamentarmo-nos do que fomos e já não somos, assistindo à aventura dos outros.
 
Foi o que Pessoa quis dizer, quando escreveu que depois da descoberta do caminho marítimo para a India os portugueses ficaram sem emprego. Mas enganou-se. Quem nos desempregou não foram as Descobertas foi o cantor delas. Pessoa bem o sabia que teve de se empregar no desemprego[2].
 
Camões e o seu poema «Os Lusíadas» falam-nos da História de Portugal, Transformam factos históricos numa epopeia onde a História do nosso povo anda de mãos dadas com os desígnios e a vontade dos deuses.





Sem comentários:

Enviar um comentário