quinta-feira, 6 de junho de 2013

A CRONICA FEMININA - Recordação de uma época - Recolha e composição de Daniel Teixeira

A CRONICA FEMININA - Recordação de uma época - Recolha e composição de Daniel Teixeira
 
O primeiro número da Crónica Feminina foi posto à venda a 29 de Novembro de 1956 com um conteúdo atraente e variado que incluía notícias e artigos de sociedade, moda, medicina, beleza, cinema, cultura, humor, etc.
 
De todas as publicações da Agência Portuguesa de Revistas, a Crónica Feminina é a única que teve a distinção de dela se poder dizer que influenciou a sua época e um dia será, sem dúvida, tema de teses sociológicas. (Ver um esboço de tese - direccionamento no final da página).   Mas nos meses que se seguiram ao lançamento era apenas uma revista de 32 páginas, com tiragens modestas. No entanto, a única potencial concorrente com tiragens significativas era a já estabelecida, se bem que mais aristocrática, Selecções Femininas, cujo preço de capa de 7$50 a destinava a um segmento do mercado muito mais abonado do que o alvo da Crónica Feminina, cujo preço era autenticamente popular. (Foto abaixo - 1º Número da Crónica Feminina).  
 
A Crónica Feminina, viveria para fazer história atingindo, nos anos 60, uma tiragem inusitada de 150.000 exemplares semanais, tendo sido o veículo para a divulgação das fotonovelas em Portugal, e representando, só em publicidade, uma receita astronómica que em 1965 ultrapassava os 2.000 contos anuais.  
 
Durante Outubro e Novembro de 1959 a Crónica Feminina anunciou que o seu terceiro aniversário seria comemorado com uma surpresa. No número 157 de 26-11-1959 a surpresa foi revelada: tratava-se da primeira fotonovela portuguesa, publicada por episódios. A Crónica Feminina tirou 34.000 exemplares desse número.  
 
«Casamento por Anúncio» tinha argumento de Vitoriano Rosa, produção de Mário de Aguiar, encenação de Alice Ogando e fotografia de Luís Mendes. A história, mesmo se inverosímil, é surpreendentemente livre das pieguices saloias que costumam caracterizar as fotonovelas: o jovem herdeiro de uma editora recebe um ultimato do pai - tem que deixar as noitadas de paródia e encontrar noiva no prazo de um mês, ou perderá a herança...
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário