quinta-feira, 13 de junho de 2013

Festas Juninas ou Santos Populares – Origens e tradições - Texto de Arlete Piedade

http://static.blog4ever.com/2011/04/481789/artfichier_481789_1020672_201207011629890.jpg
Festas Juninas ou Santos Populares – Origens e tradições - Texto de Arlete Piedade
 
Em Portugal quando chega o mês de Junho, têm lugar as Festas dos Santos Populares, que são três: - Santo António no dia 12 de Junho, São João no dia 23 de Junho e São Pedro a 29, a fechar o mês e encerrar os festejos.
 
Embora sejam comemorados em todo o país, é em Lisboa que Santo António é mais festejado, pois é a cidade natal de Fernando de Bulhões, que veio a ser conhecido como Santo António, e que veio a falecer em Pádua na Itália, cidade onde também viveu e que igualmente o considera seu.
 
São João é tradicionalmente festejado ao norte de Portugal, em especial na cidade do Porto, embora em muitas cidades e vilas deste país, se festeje também São João.  São Pedro fecha com chave de ouro, estes festejos e o mês de Junho, ou não fosse ele, o porteiro do Céu e o guardador das chaves.
 
Mas estas festas, têm também no Brasil, a máxima expressão com as Festas Juninas, sendo no Nordeste que atingem a sua máxima expressão, rivalizando entre si as cidades, para oferecerem aos forasteiros a festa mais famosa e que chame mais turistas para aumentar as riquezas e fama das cidades e estados.    
 
Em Portugal, e em Lisboa, festeja-se nos bairros típicos de Lisboa, com as fogueiras, que são saltadas, pelas pessoas que a isso se atrevem, come-se sardinhas assadas ou carnes grelhadas, acompanhadas de saladas, pão saloio e vinho, ou cerveja.
 
Há várias tradições associadas geralmente ao facto de Santo António ser considerado o santo casamenteiro, como oferecer vasos com manjerico onde se junta uma quadra popular dedicada aos namorados, ou alcachofras que são chamuscadas na fogueira e se deixam ao relento para ver se voltam a florir. Se isso acontecer é sinal de amor.





Sem comentários:

Enviar um comentário