sábado, 8 de junho de 2013

Lenda «O Falso Juramento» - Por José Viale Moutinho, Lendas de Portugal

Lenda «O Falso Juramento» - Por José Viale Moutinho, Lendas de Portugal 
 
Esta lenda, intitulada: «O Falso Juramento» , é passada no Rio Seco - Faro, e retrata a história de uma lavadeira, a quem um mouro encantado lhe apareceu e a pediu em casamento.
 
Como a lavadeira não sucumbiu de imediato aos seus desejos, o Mouro, pediu-lhe que pensasse na sua proposta, e que lá voltasse no dia seguinte, pedindo-lhe que não contasse o sucedido a ninguém.
 
Apesar disso, a rapariga revelou à mãe o que se havia passado, tendo sido advertida pela mesma, que se trataria de um mouro encantado que veio até ela atraída pelo seu canto e recomendou à filha, que quando voltasse para se reencontrar com o mouro, deveria levar consigo, uma cruz, pois seria esta a forma de ver quais as intenções deste para com ela. Mais pormenorizadamente, se transcreve a lenda contada por José Viale Moutinho.
 
«De Harune o nome da terra foi a Haron, de Haron passou a Farão e só passando o século XVI é que o topónimo se estabeleceu em Faro. Pois ao tempo desta lenda ainda era Farão e o Rio Seco ainda era beneficiado com a entrada das marés.
 
Pois estão a ver essa graciosa rapariga que está a lavar um monte de roupa fina? - é a Joana, mas a roupa não é dela. A mãe contratou lavá-la a um jovem casal de posses residente em Farão e a filha é que faz o trabalho. E como ela canta!
 
Canta, mas vai pensando na sua vida. Apesar de tudo, bem lhe apetecia ser dona daquela roupa, banhar-se nas límpidas águas do rio e vestir tão belos linhos. Sim, que ela tinha a noção que não era nenhuma cara feia. Vaidosamente, Joana olhou as águas. E teve um estremecimento. Havia um homem junto de si!
 
Joana voltou-se e encarou-o. Era jovem e bonito. Mouro, decerto era da fortaleza que havia mais em cima. Cumprimentaram-se, ela enleada. Ele gabou-lhe a voz e disse que precisava falar-lhe, que deixasse a roupa que faltava lavar para o dia seguinte.





 

Sem comentários:

Enviar um comentário