domingo, 4 de agosto de 2013

Os pós e contras do FIMM - Texto de Leocardo publicado no Blogue Bairro do Oriente

http://static.blog4ever.com/2011/04/481789/artfichier_481789_2141965_201305124649124.jpg
Os pós e contras do FIMM - Texto de Leocardo publicado no Blogue Bairro do Oriente  
 
O Instituto Cultural de Macau divulgou na semana passada o programa do XXVII Festival Internacional de Música (FIMM), e preferi guardar para hoje, dia em que os ingressos foram colocados à venda na rede Kong Seng, para dizer de minha justiça.
 
Primeiro gostava de salientar a qualidade de alguns dos pontos do programa, que chegam mesmo a revelar algum esforço em dar primazia à qualidade. Saúda - se ainda o regresso dos musicais da Broadway, com a apresentação de «Miss Saigon», que não sendo um dos mais aclamados, é um dos que mais facilmente se reconhece pelo nome - esteve em exibição aqui ao lado em Hong Kong há alguns anos.
 
Posto isto gostava de manifestar uma certa desilusão, primeiro pelo facto do Instituto Cultural não ter conseguido surpreender, trazendo qualquer coisa de sublime e imperdível. Talvez o problema seja meu, que gosto de surpresas.
 
Depois há o lamentável facto de alguns dos espectáculos mais interessantes ficarem vedados a quem esteja realmente interessado em assistir, por culpa da forma anárquica com que se realiza a venda dos bilhetes. Por fim, «last but not least», considero que começa a haver um desinvestimento nos actos trazidos de Portugal, que nos últimos anos chegaram a levar ao território alguns artistas de renome.
 
Falando do que o FIMM tem de bom este ano, destaca-se a vinda da Filarmónica de Dresden, as orquestras de câmara da Lituânia e da Coreia do Sul, o Instituto de Opera Mozart, da Austria, e igualmente desse país os Pequenos Cantores de Viena, presença já habitual neste certame.
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário