domingo, 11 de agosto de 2013

Lancha - canhoneira «Macau» - Texto Recolhido no Blogue Macau Antigo de João Botas

 
Lancha - canhoneira «Macau» - Texto Recolhido no Blogue Macau Antigo de João Botas
 

Transcrição do capítulo do livro «Navios da Armada Portuguesa na Grande Guerra» (Academia da Marinha, 2008), da autoria do Comandante José Ferreira dos Santos.
 
«Construída, de aço, pelos estaleiros Yarrow, em Glasgow, foi enviada para Hong Kong, a bordo do cargueiro britânico «Glenlochy», encaixotada. Destinava-se à província de Macau. As várias secções foram reunidas na firma Whampoa Dock, em Kowloon, por operários dos estaleiros Yarrow. Foi lançada à água no dia 7 de Julho de 1909.
 
Características principais:
Comprimento: 36,51 metros;
Boca: 6,04 metros;
Pontal: 1,54 metros;
Calado máximo: 0,64 metros;
Deslocamento: 135 toneladas.

Estava equipada com duas máquinas alternativas de vapor de tríplice expansão com a potência total de 250 cavalos indicados que lhe imprimiram nas experiências a velocidade de 11,8 nós.
Tinha uma caldeira aquitubular e dois hélices trabalhando cada um em seu túnel. Estava armada com duas peças de artilharia Hotchkiss de 57 mm/40 calibres e com três metralhadoras de 6,5 mm também Hotchkiss. A guarnição era composta por dois oficiais, quatro sargentos e vinte e nove praças, sendo sete de contratação local.

No dia 19 de Julho de 1909 passou ao estado de completo armamento tendo o primeiro-tenente Joaquim Anselmo da Mata Oliveira assumido o comando naquela data. No dia 21 largou de Hong Kong para Macau. Na iminência da passagem de um tufão, a lancha - canhoneira subiu o rio e demandou um fundeadouro onde amarrou com dois ferros. No dia 19 de Outubro de 1909 o vento fez o navio garrar, quase provocando a sua perda. No dia seguinte conseguiu voltar a Macau mas com várias avarias.
 
 
 
 
 
 
 

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