domingo, 11 de agosto de 2013

Arrogância púrpura - Por Leocardo - Recolhido no Blogue Bairro do Oriente

 
Arrogância púrpura - Por Leocardo - Recolhido no Blogue Bairro do Oriente
 
Oprah Winfrey, bilionária norte-americana e rainha dos media, queixou-se que foi «vítima de racismo» na Suíça durante uma entrevista a Larry King num programa da ora.tv.
Oprah estava em Zurique no mês passado para assistir ao casamento de Tina Turner, quando foi a uma loja de artigos de luxo da cadeia «Trois Pommes». Quando pediu a uma empregada para ver uma mala no expositor, esta disse-lhe que «era muito cara», o que a afro - Americana entendeu como uma insinuação de que sendo de raça negra, nunca poderia comportar o seu custo.
 
Oprah disse a King que chegou a pensar em comprar toda a loja e assim sair por cima da situação, mas mudou de ideias, pois a empregada receberia uma comissão pelas vendas.
A proprietária da cadeia de lojas em questão, Trudie Götz, foi contactada para comentar o incidente, e defendeu a sua funcionária:
 
«A mala em questão, feita de pele de crocodilo, custava 35 mil francos suíços, e a empregada sugeriu-lhe que visse outras menos caras, como em couro, veludo ou pele de avestruz». Götz acrescentou ainda que não está a pensar em aplicar qualquer sanção disciplinar à empregada da loja, e ainda bem, digo eu.
 
Oprah contribui para que se perpetua o mito criado pelos afro-americanos de que todos os brancos são racistas, quando a empregada que hesitou em lhe mostrar a mala nunca insinuou que a apresentadora não poderia pagar por ser negra.


Leia este tema completo a partir de 12 de Agosto carregando aqui.


 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário