quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Crónicas e ficções soltas - Alcoutim - Recordações LV - Por Daniel Teixeira - A serra e a cidade

 
Crónicas e ficções soltas - Alcoutim - Recordações LV - Por Daniel Teixeira - A serra e a cidade 
 
A dualidade serra / cidade, ou de uma forma geral, campo cidade é um assunto que embora sempre falado raramente tem sido visto nas suas várias vertentes pelo menos em simultâneo. Admite-se, quase como uma fatalidade o êxodo rural e apresentam-se exemplos dos mais diversos: por exemplo não há muitos anos vi escrito que todos os dias nasce (em termos virtuais) uma cidade de oitenta mil habitantes na Asia.
 
Este número já deve estar mais que ultrapassado, mas para quem teve o cuidado de estudar um pouco da história menos recente lembra-se certamente da revolução industrial inglesa, tida como paradigma da grande descida dos montes em direcção aos vales citadinos.
 
Há muitas explicações para isto, aliás deve haver milhares, mas um facto que sempre me pareceu preponderante no caso inglês foi a própria implosão do mundo rural através do agrupamento de terrenos e da dificuldade criada pelos aportuguesados «cercamentos» das terras. O significado, maior ou menor que seja a sua importância em termos económico sociais, é que de facto todas as coisas, ou quase todas, trazem dentro de si o seu prazo de validade e que chegado este a seu término ou muda-se de produto ou morre-se.
 
Há elementos historicamente determinantes com data anterior, nomeadamente a descida da renda cobrada pela nobreza aos seus rendeiros que originou a venda massiva das suas propriedades a burgueses enriquecidos, o que seria de somenos importância histórica se isso não tivesse representado também uma alteração das filosofias de exploração da propriedade agrícola. Nem uma, a que estava era boa, nem aquela que veio a seguir (quase uma fotocópia da anterior) o foi, mas certo parece ser que se pode afirmar que o equilíbrio dos sistemas deixou de ser sustentável anos antes para a nobreza e anos depois para a burguesia rural.
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário