sábado, 3 de agosto de 2013

Fundação Logosófica – Em Prol da Superação Humana - São Paulo - Concepção logosófica das palavras - Acepção do vocábulo «gratidão» - Carlos Bernardo González Pecotche – RAUMSOL

http://static.blog4ever.com/2011/04/481789/artfichier_481789_1018403_201206304440319.jpg
Fundação Logosófica – Em Prol da Superação Humana - São Paulo - Concepção logosófica das palavras - Acepção do vocábulo «gratidão» - Carlos Bernardo González Pecotche – RAUMSOL
 
Quando se trata de penetrar no significado de uma palavra com o intuito de extrair dela, se não toda, pelo menos uma parte da essência que encerra, tem-se a sensação de entrar numa gruta cujo último rincão nunca se chega a descobrir e na qual, enquanto se avança em busca desse mesmo rincão, cada coisa que existe fala com uma linguagem misteriosa que muitas vezes se entende, porém nem sempre é possível explicar.
 
Se elevarmos o pensamento em busca de um conteúdo mais profundo da palavra gratidão, constataremos que nossa própria vida é uma dívida contraída com quem criou a existência humana. Mas como essa dívida jamais é recordada aos homens, acontece que eles a esquecem, daí o fato de tantos se sentirem mais credores que devedores perante Deus.
 
Assim é como a Ele se invoca, pedindo seu auxílio divino nos momentos de aflição; também é assim como a Ele se invoca para a solução de muitas das dificuldades da luta diária. Todo o bem que se recebe dessa imarcescível fonte raríssimas vezes é recordado, e, mesmo que nunca se agradeça, nem por isso se dissimula o desgosto quando esse bem não chega.
 
Eis, pois, como o que deve ser gratidão se converte em ingratidão; e isso se repete e vem se repetindo através de todos os tempos: invoca-se a Deus para transpor as situações difíceis ou angustiosas, mas, passados esses momentos de aperto, Ele pareceria estar ausente do pensamento humano.
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário