segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A LENDA DA PRIPIOCA - Por Antônio Carlos Affonso dos Santos - Acas

 
A LENDA DA PRIPIOCA - Por Antônio Carlos Affonso dos Santos - Acas
 
A pripioca ou piripirioca (Cyperus articulatus L.), é uma espécie ciperácea, aromática e medicinal, que ocorre natural na Amazônia. Da mesma família do junco e do papiro, suas raízes exalam uma fragrância incomum, leve, amadeirado e picante.
 
Um dos perfumes mais tradicionais da região amazônica, atualmente, seu óleo essencial é bastante valorizado na indústria farmacêutica e cosmética.
 
O Brasil é um dos países com maior diversidade vegetal no mundo. Dentre as inúmeras espécies catalogadas, podem ser encontradas plantas com diferentes propriedades de uso, tais como as aromáticas ou produtoras de óleos essenciais, as medicinais mais amplamente conhecidas, as fibrosas, as oleaginosas, as utilizadas na culinária, na ornamentação, na alimentação e como corantes.
 
Muitas essências brasileiras estão presentes em perfumes mundialmente famosos, inclusive o famoso «CHANEL Nº 5», dentre outros. Entendi essa coleção de selos emitidos pelos correios, como divulgação de um fato, mas também como um incentivo à preservação dessa planta aromática (PRIPIOCA), o que ajuda também na preservação de todas as demais.
 
A priprioca (Cyperus articulatus L.), da família das Cyperaceae, comum na Amazônia, é uma espécie rizomatosa, com pequenas flores nas extremidades dos caules. Sua aparência, despida de qualquer exuberância, não revela a «fragrância» contida em seus rizomas, utilizada pela população cabocla e indígena da região em perfumes e cosméticos, em banhos perfumados, ou como remédio. Seu nome é originário da língua tupi: piripiri - junco pequeno e oca - casa.
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário