sábado, 3 de agosto de 2013

As Fases da Música Sertaneja. - Texto de Helena Emília

http://static.blog4ever.com/2011/04/481789/artfichier_481789_1136395_201208180417424.jpg
As Fases da Música Sertaneja. - Texto de Helena Emília 
 
Os mais novos podem pensar que a música sertaneja é baseada no som que atualmente tem feito bastante sucesso entre o público, como o som das duplas, Jorge & Matheus, Fernando & Sorocaba ou ainda Gustavo Lima e Michel Telo, com seus hits que não param de tocar nas rádios e que são sucessos por todo o Brasil.
 
Mas as origens deste género de música são muito mais antigas, e passam por várias fases e épocas, que são marcadas por estilos e utilizações de diversos instrumentos musicais e o aproveitamento de diversos ritmos e influências musicais de outros géneros. Por isso, a imprensa especializada divide essas fases como gerações da Música Sertaneja!
 
Desde o primeiro registo há mais de um século a música sertaneja não parou de se reinventar. Durante um século o género sofreu diversas modificações e absorveu influencias que o transformaram na música pop do país. Tudo vem mudando evoluindo, essa modernização que virou consumo. A música veio mais apelativa para a juventude brincar e dançar.
 
O Que Se Compreende Como Sertanejo?

 Do ponto de vista gramatical, o sertanejo se refere diretamente com a localidade, pessoas e pontos de referencias distante das áreas urbanas, ou seja, das cidades. Para outros, se refere diretamente o ponto comum com a cultura e hábitos nordestinos, marcados principalmente pela dificuldade de sobrevivência e clima bastante agressivo para a realização de muitas coisas.






Sem comentários:

Enviar um comentário