sábado, 13 de abril de 2013

Uma viagem no tempo - Crónica por José Pedreira da Cruz (Tico Cruz)

 
Uma viagem no tempo - Crónica por José Pedreira da Cruz (Tico Cruz)

 
Como que numa espécie de transe fechei os olhos e viajei mais de cinquenta anos atrás, à procura de mim mesmo. E lá estava eu, tal como deixei: mais ou menos quatro anos de idade, mal vestido, cabelos aloirados, chupeta na boca e pés no chão; olhar sereno e sorriso acanhado rindo pra si mesmo. Aquele menino solitário parecia não me reconhecer e por um instante ficou desconfiado com minha inesperada presença.

Então lhe murmurei:

- Calma! Fique calmo, garoto! Nós somos um só! Eu sou você e você é eu! Somos a mesma pessoa, reconhece-me?

Espantado o garoto olhou dentro dos meus olhos e me fez abrir o semblante, e eu também sorri a esmo, já com um sorriso sexagenário.

As pessoas que passavam me olhavam achando-me esquisito, mas como ninguém entende dos pensamentos humanos prossegui com minha visita ao passado. Passado que passa também nos meus sonhos até mesmo acordado.

- Sabe quanto tempo faz que não nos vemos? Sessenta anos! Você imaginava que ficaria assim? Veja como estamos hoje? Ouça-me, tenho idade para ser seu avô! Que acha você se fosse meu neto?

Olhei minucioso para todo seu corpo, que era lindo. Sua pele morena brilhava sob o Sol e suas mãozinhas gordas se mexiam agitadas. Seus cabelos caracolados tinham luz e sua boca, de lábios finos, se abria e se fechava envolvida num sorriso angelical.

Tive a impressão de ouvi-lo perguntar:

- Por onde você andou? Porque me deixou?


 
 Leia este tema completo a partir de 15 de Abril carregando aqui.
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário