sábado, 6 de abril de 2013

Garcia de Melo – Alcaide-mor de Castro Marim e anadel-mor dos besteiros - Texto de Fernando Pessanha em Intento Memoriam

 
Garcia de Melo – Alcaide-mor de Castro Marim e anadel-mor dos besteiros - Texto de Fernando Pessanha em Intento Memoriam 
 
Já aqui referimos a figura de António Leite, Senhor de Arenilha, enquanto protótipo do cavaleiro português da era de quinhentos que, através da carreira das armas e dos serviços prestados à Coroa no Algarve Dalém, viu os seus esforços serem coroados com honras e títulos no Algarve Daquém.
 
Outro desses casos foi o de Garcia de Melo, alcaide-mor de Castro Marim e anadel -mor dos besteiros. Com efeito, as conquistas portuguesas em Marrocos implicaram, desde logo, a fixação de oficiais régios, muitas vezes pertencentes à pequena nobreza, para desempenharem cargos de chefia militar e administrativa nas praças lusas do Norte de Africa. Garcia de Melo foi um desses cavaleiros que, bem ao espírito da época, procurou promoção social através da carreira das armas no teatro de guerra hostil que era a presença portuguesa em Marrocos.

Sabemos que, em 1504, liderou um vitorioso ataque a Larache (العرائش), na altura um conhecido ninho de piratas que incansavelmente atacava as costas do Algarve.
Nesse ataque capturou cinco galeotas, dois bergantins e uma caravela, tendo incendiado uma galé e três outras caravelas.
 
Segundo «Garcia de Melo em Castro Marim…», de Luís Miguel Duarte, o fidalgo terá ajudado na construção da fortaleza de Santa Cruz do Cabo de Gué (actual Agadir أڭادير), em 1505. Em 1508, encontramo-lo como anadel-mor dos besteiros de Arzila (أصيلة), e no mesmo ano participou na conquista de Safim (آسفي), tendo depois sido encarregado da defesa marítima da praça recém-conquistada.
 
Não sabemos, ao certo, em que ano foi investido com a alcaidaria de Castro Marim, contudo, uma carta que foi datada de 1509 (A.N.T.T., Gaveta 20, Maço V, nº 14), apresenta-o como alcaide-mor desta praça de guerra do Algarve, nesse mesmo ano.
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário